Como saber se o crescimento do seu filho está adequado?
Como saber se o crescimento do seu filho está adequado?
O crescimento, apesar de extremamente complexo e dependente de múltiplos fatores, é altamente previsível. Por isso, é um dos parâmetros mais importantes para avaliar a saúde das crianças.
O dado mais importante para avaliar o crescimento de uma criança é a velocidade de crescimento, ou seja, quantos centímetros ela cresce por ano.
Veja quanto cresce, em média, uma criança, segundo a idade:
Primeiro ano: 25 cm
Segundo ano: 12 cm
Terceiro ano: 7 a 9 cm
A partir do quarto ano, a criança cresce de 5 a 7 cm/ano, durante todo período pré-puberal.
Imediatamente antes da puberdade, pode haver uma leve desaceleração do crescimento, que é considerada fisiológica. Durante o estirão puberal, a criança cresce de 8 a 14 cm/ano.
Os fatores genéticos são extremamente importantes para determinar o potencial de crescimento.
A partir da altura dos pais, é possível calcularmos a altura esperada para criança:
Meninos:
altura do pai + altura da mãe + 13
2
Meninas:
altura da mãe + altura do pai – 13
2
Nos primeiros 2 anos de vida, os fatores nutricionais são os mais importantes para o crescimento. A partir de então, outros fatores, como o hormônio de crescimento, passam a ter grande influência.
Várias condições podem levar a um crescimento deficiente, como doenças que afetam a absorção de nutrientes, doenças respiratórias, hematológicas, cardíacas, renais, uso crônico de medicações como corticoides, além dos distúrbios hormonais, destacando o hipotireoidismo e a deficiência do hormônio de crescimento.
Muitas vezes, a criança encontra-se abaixo do canal de crescimento esperado para seu alvo genético, porém não apresenta nenhuma doença. Este é o caso do retardo constitucional do crescimento e da puberdade, uma variante do crescimento normal onde a criança cresce abaixo do seu canal, porém mantendo velocidade normal. A maturação óssea está atrasada e a puberdade inicia mais tardiamente, com potencial de crescimento preservado.
O acompanhamento com o pediatra é fundamental para que qualquer desvio da normalidade seja rapidamente identificado.
Por Dra. Juliana van de Sande Lee
Endocrinologia Pediátrica
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!