Obesidade e o sono

Atualmente, fala-se muito sobre a associação da obesidade e do sono. Em geral, o que ocorre entre a hora de dormir e o acordar, é tido apenas como repouso, “tempo perdido” até, para alguns pacientes. Na sociedade atual onde o que vale é produzir, todo ócio é visto com maus olhos. Pois é neste período do SONO que sintetizamos várias proteínas importantes, cuidamos do arsenal “anti-radicais livres ” tão na moda hoje em dia além de reorganizarmos nossas ideias e conhecimentos adquiridos durante o dia. Um período essencial à memória.

 

Muitos pacientes nos chegam com vários potes de medicamentos manipulados “anti-radicais livres” e “anti-obesidade”. Porém quando os perguntamos sobre qualidade do sono a referem “pobre… acordo muito, tenho insônia.” Não há medicamento melhor que uma boa noite de sono. Inclusive ajudando no emagrecimento.

 

Bom, no período do sono temos uma diminuição natural do hormônio CORTISOL que à meia noite fica quase indetectável no sangue. O que isso quer dizer? Que neste momento temos um “alívio” do hormônio essencial ao estresse, daquele responsável por nos deixar prontos para reações inesperadas, necessárias se tivermos que correr de algum perigo. Com os desafios do dia-a-dia alguns de nós passam o dia inteiro com o CORTISOL “nas alturas”. Isto depende do nível de ansiedade e de exigência que temos com nosso trabalho e com as tarefas… Então o ideal é que à noite ocorra o declínio dos níveis deste hormônio.

 

O excesso de cortisol (ou, mantê-lo elevado quando deveria estar baixo, como no sono) leva a uma diminuição de nossas defesas, aumenta a fome, deixa-nos suscetíveis a viroses e outras doenças, … Entendo que seja mais fácil comprar uma cápsula que prometa nos deixar mais jovens e que “ajude a não ter fome”. Mas o caminho para um real benefício passa por mudança de hábito.

 

O sono deve ser completo, sem interrupções, de 6 a 8 horas, de preferência num ambiente totalmente escuro para que outro hormônio funcione direito, a MELATONINA.

 

Assunto para outro post, a secreção de MELATONINA é inibida até por uma luz de abajur! E este hormônio é um poderoso “anti-radical livre”. Que horas o secretamos? O pico é a meia-noite. Portanto, esteja no escurinho e sem a televisão a toda neste período!

 

Obesidade e sono estão totalmente relacionados. Os estudos mostram que pacientes que trocam muito o ciclo do sono (por exemplo, funcionários de hospitais) são mais obesos comparativamente a pacientes que dormem normalmente. Assim, vamos dormir e dar valor a este período essencial ao organismo!!!
dra_cristina
Por Dra. Cristina da Silva Schreiber de Oliveira
Endocrinologia e Metabologia

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *